É inegável que as sucessivas operações realizadas pela segurança pública no Piauí têm surtido efeito na redução de crimes. Por outro lado, o sistema carcerário no estado está hiperlotado. Até esta sexta-feira (14) o levantamento feito pela coluna Bastidores junto à Secretaria de Justiça confirma que a taxa de ocupação nos 17 presídios chega a 214,45%.
Ao todo são 3.189 vagas no sistema prisional do Piauí que, atualmente possui 6.839 presos custodiados, um número que cresce dia após dia. O advogado Heitor Bezerra, Diretor Jurídico da SEJUS, confirmou os dados e confirma que está no planejamento aumentar o número de vagas ainda este ano.
“Temos hoje mais de 100% de ocupação além da nossa capacidade. A gestão do Coronel Carlos Augusto vem empreendendo todos os esforços possíveis para ampliar o número de vagas em todas as 17 unidades prisionais do Estado. Há a perspectiva de abertura de 438 novas vagas ainda em 2024, bem como de aproximadamente 700 novas vagas em 2025. Sobre novas unidades, está em construção uma unidade em Buriti dos Lopes, com capacidade para 304 vagas, assim como temos projeto aprovado para construção de uma Cadeia Pública em Picos e uma nova Penitenciária Feminina em Picos. No complexo de Altos, também temos autorizada a construção de uma nova Cadeia Pública para 800 vagas. Além das construções, temos as perspectivas de reformas para implantar módulos de educação, trabalho e outras atividades de ressocialização”, explica Heitor Bezerra