Mais uma vez o eleitor brasileiro é confrontado com uma prática dentro da política que tem desencorajado a participação no pleito: a velha política. Mesmo com os discursos continuarem com a promessa de “renovação” e de “mudança”, a realidade ainda é outra. Os políticos de sempre continuam sendo eleitos no final das contas e a “renovação” até pode acontecer no primeiro nome, mas o sobrenome continua o mesmo em muitos casos. No município de Cajueiro da Praia-Pi, no litoral Piauiense, não e diferente.
Desde a emancipacão política do município, o município, duas famílias duelam o poder municipal. A prefeitura já passou pra terceira geração da família somente por uma família. Que hoje é o atual Prefeito e candidato a reeleição. Ver se Pode ne?
E do outro lado está , o Ex-Prefeito que também já governou o município por 12 anos.
A novidade nas eleições municipais desse ano 2024, são as terceiras vias. Ou seja, candidatos novos com ideias modernas, com novos projetos e propostas, desencadeando assim a libertação para novos tempos e até mesmo uma nova administração, longe de tantas falsas promessas, escândalos e corrupção. Trazendo assim mais esperança e desenvolvimento para o município e seu povo.
Pode-se dizer que o cenário em que é vivenciado hoje foi criado/causado pela falta de importância da política na sociedade, cada vez menos indivíduos desejam realizar debates sobre os atuais problemas. Sem discussões a respeito, menos as pessoas estão engajadas na política e quantidade de nomes para concorrer às eleições fica escassa. Por isso, os “nomes de sempre” continuam com o caminho livre para se perpetuarem na política e criarem as suas próprias dinastias.
Além do desânimo político causado por inúmeros fatores, como corrupção, escândalos e desinteresse, a falta de conhecimento sobre as eleições também influencia. Muitos não sabem o papel do Poder Legislativo dentro de uma democracia, a sua importância e suas obrigações. Por consequência, o voto para vereador é visto como uma escolha sem importância, caso formos comparar com às eleições presidenciais ou até mesmo para o pleito para prefeito.