Urbana Engenharia
4444
Urbana Engenharia
Eleições 2024

Eleições 2024: a partir deste sábado (21), candidatos aos cargos municipais não podem ser presos

Pela norma, os candidatos ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no dia 6 de outubro

20/09/2024 18h42
Por: Francisco jadson Silva Sousa
Fonte: Portal Piauí Urgente
Portal Piauí Urgente
Portal Piauí Urgente

A partir de sábado (21/09), os candidatos que disputam os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições de 2024 não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito.

A regra prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Pela norma, os candidatos ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no dia 6 de outubro.

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha eleitoral.

Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato.

No caso dos eleitores, o prazo que proíbe a prisão é de cinco dias antes do pleito (1º de outubro), a não ser em flagrante delito.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Cajueiro da Praia, PI
Atualizado às 22h02
24°
Parcialmente nublado Máxima: 35° - Mínima: 22°
24°

Sensação

2.66 km/h

Vento

77%

Umidade

Barcas Espetaria
capanha
Barcas Espetaria
Barcas Espetaria
Municípios
Cantinho da Ponte BAR e Restaurante
Cantinho da ponte-Pub
Últimas notícias
Alpha Proteção
Mais lidas
Anúncio
Anúncio