O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí alerta para o aumento no atendimentos de queimaduras por caravelas-portuguesas no litoral do Piauí. A corporação explica que há uma infestação desses animais sendo observada em praias do Piauí, municípios como Parnaíba, Luiz Correia e Cajueiro da Praia estão no raio de infestação do animal que pode causar queimaduras de terceiro grau ao ser humano. Só no último final de semana foram registrados mais de 40 ataques a banhistas.
Somente neste domingo (22), os bombeiros realizaram seis ocorrências desse tipo na praia de Atalaia, em Luís Correia e o surgimento também poderá ocorrer nos próximos dias nas famosas Praia de Cajueiro da Praia, especificamente em Barra Grande,onde o fluxo de turistas aumenta essa época do ano.
“Estamos realizando esse trabalho aqui na praia de Atalaia, e a maioria dos atendimentos de pessoas que sofreram essas lesões, são crianças. Nossa orientação, neste momento, é que os pais e banhistas em geral, evitem o banho de mar nos próximos dias, ou que evitem as áreas de infestação por esses animais, até que a situação esteja controlada”, explicou a soldado Tamires Dourado, do Corpo de Bombeiros Militar.
Nos próximos dias deverá ser realizada uma reunião entre o Corpo de Bombeiros e barraqueiros locais, para maiores medidas sobre o caso.
“Orientamos que em caso de lesões por queimaduras das caravelas-portuguesas, procurem imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros, ou o hospital mais próximo. Os banhistas devem evitar colocar água doce sob as lesões, tocar ou esfregar. Um cuidado imediato para aliviar o ardor, pode ser colocar solução de vinagre sob a lesão, até encontrar uma unidade de saúde mais próxima”, completou a soldado Tamires Dourado.